A Comunidade Madeirense em Jersey vai poder celebrar as Comemorações do Dia da Madeira



A partir do próximo dia 01 de Julho, a Comunidade Madeirense em Jersey vai poder celebrar as Comemorações do Dia da Madeira.


Por ocasião da cerimónia de celebração dos 10 anos do Acordo de Amizade entre a Madeira e Jersey, Sir Philip Bailhache, Presidente do Parlamento e Juiz Supremo do Tribunal Real da Ilha de Jersey, referiu que muitas coisas foram conseguidas pelas duas ilhas, reconhecendo que muito mais poderia ter sido alcançado durante este período e que um acordo de longa data necessita de mais incentivos para poder avançar rumo ao futuro.


Sir Philip Bailhache disse estar satisfeito por ter recebido do ministro jersiano do Desenvolvimento Económico a garantia de que, já este ano, serão disponibilizados fundos para que, em Jersey e pela primeira vez, se comemore o Dia da Madeira, desejando que a Comunidade Madeirense tome essa liderança e agarre tamanha oportunidade, nela desempenhando um forte papel, de modo a que se possa realizar anualmente tal evento e que este seja celebrado com o mesmo espírito com que a comunidade francesa em Jersey comemora a sua “ Fête Nationale”.


Acrescentou, também, que desejaria reforçar, com a colaboração do Sr. Gonçalo Nuno dos Santos, Director das Comunidades Madeirenses, as ligações já existentes dos Serviços de Reinserção Social e da Polícia dos Estados de Jersey com os seus congéneres da Madeira.


O Dr. Alberto João Jardim agradeceu a forma como foi recebido pelas autoridades, especialmente a hospitalidade de Suas Excelências, o Governador e o Presidente do Parlamento de Jersey, Sir Philip Bailhache.

O Presidente do Governo Regional da Madeira referiu que se sentia como estando em sua própria casa, não só pelo facto de haver muitos portugueses na Ilha de Jersey, mas ainda mais pela amabilidade com que foi recebido pelas autoridades jersianas.


O Dr. Alberto João Jardim disse acreditar que este Acordo vai durar por muitos séculos, comparando-o ao do Reino Unido com Portugal, e que as novas gerações de origem madeirense irão perpetuar-se em Jersey, dando continuidade ao excelente entendimento entre ambas as ilhas.


O Presidente do Governo Regional salientou que estava muito satisfeito pelo progresso e pela aceitação da Comunidade Madeirense na Ilha de Jersey, pois, por tudo quanto sabia, nunca recebeu reclamações de mau tratamento a nenhum cidadão oriundo da Madeira, já que todos trabalham e vivem em sintonia, não havendo comentários a fazer sobre esse aspecto, embora compreenda que em todas as comunidades haja certos problemas, como, aliás, acontece em todo mundo.


No final do seu discurso, o Dr. Alberto João Jardim apelou ao Presidente do Parlamento Jersiano para que, dentro das possibilidades, o governo local dê apoio ao Centro Católico Português de St. Thomas



Por


JCD Gomes

Sem comentários: