O tremor impressionante de Haiti: Porquê aconteceu


O Tremor Impressionante de Haiti: Porquê aconteceu (49 minutos)de vídeo
Este episódio foi transmitido na TV "Channel 4 UK"
para visualizar: clique aqui

Nota: Este vídeo contém imagens de vítimas do sismo e suas trágicas consequências que alguns podem achar angustiante.

Em 12 de Janeiro de 2010 um massivo terramoto abalou a nação carabina do Haiti. A devastação que se seguiu foi criada o que poderia se tornar a maior crise humanitária da década passada.

Este documentário oportuno observa o que aconteceu e porquê, com gráficos 3D e filmagens de localização para além de escolher a mecânica do terramoto em si. Olhando mais profundamente a crosta terrestre, o programa revela as imensas forças arquitectónicas que levaram ao terramoto.

Nos dez primeiros anos do século 21 sismos têm reclamado mais de meio milhão de vidas, todos de um total de menos de 15 minutos de movimentos do solo. O programa analisa esses eventos para descobrir o que elas revelam sobre o terramoto Haiti.

Mas finalmente terramotos não matam pessoas, Edifícios mal construídos resultam situações destas.Construção de cidades pobres e superlotados causados a grande maioria das mortes. Haitianos poderiam ter construído prédios que teriam sobrevivido ao terramoto?

É uma questão de enorme importância para toda a região como geólogos acreditam que o terramoto actual é apenas uma de uma sequência de tremores enorme que vai bater no Caribe nos próximos 40 anos.

O que está para acontecer nesta região é impossível prever, os geólogos estarão alguma vez capazes de antever essas catástrofes?

Nota: O conteúdo deste texto traduz o tema original da introdução do Channel 4.

Sem comentários: